Já faz alguns anos que a engenharia reversa e a biomimética vêm revolucionando a forma como pensamos atividades, tão diversas, como a arquitetura, engenharia, design e por consequência, toda a ciência moderna. Há séculos, usamos compostos copiados ou extraídos dos animais na medicina, agricultura e industria. Usamos animais para produzir antídotos, ovos para produzir vacinas e até mesmo já copiamos o DNA de uma espécie de animal ou planta para reproduzir suas características em outras. Agora, é a vez dosEmpreendedores Digitais aprenderem com a natureza como produzir mais, mais rápido e melhor.

A receita é simples: Assim como nos vários ramos da ciência mencionados acima, o segredo para os empreendedores aqui é aprender com as estruturas físicas e com as maravilhas da natureza. Depois é só aplicar o conhecimento adquirido nos negócios e na formação de redes para ver os resultados. E como falamos em redes porque não analisarmos as mestras neste ramo: as aranhas.

Simples assim como uma teia de aranha

A teia da aranha, é sem dúvida, uma das mais fascinantes e elegantes estruturas existentes no universo visível. Como uma criação animal, elas tem não apenas atraído o interesse, mas também cultivado a imaginação de milhões de pessoas no decorrer da História. A teia ou rede da aranha é feita de seda. Cada espécie produz um tipo diferente de seda. Algumas variedades produzem fios tão fortes quanto o aço. No entanto, são o tipo de malha, a quantidade de links e conexões que tornam uma teia melhor para isto ou aquilo.

Lições Aranha para empreendedores digitais

  • Faça o Máximo com o Mínimo de recursos – 99% da área da teia é ocupada por ar e a própria teia é feita a base de nada mais nada menos que água.
  • Aproveite ao máximo conexões e parcerias – Aranhas constroem sobre o que já foi construído, galhos, troncos e até móveis como carros e motos. Por isto, elas não precisam plantar arvores, montar janelas ou plantar sementes. Construa ideias que ajudem os outros a fazerem o que eles fazem melhor, mais rápido ou mais bonito.
  • Foco no que precisa ser feito - As arranhas se aperfeiçoam diariamente em busca de um só objetivo: se alimentar e sobreviver! Não esqueçam no meio do caminho, qual era o objetivo que você queria atingir com sua startup, tenha foco!
  • Ajuste seus planos e ideias ao mundo real – As teias são sempre construídas de forma a se misturarem ao meio em que estão.  As aranhas não aplainam troncos ou removem pedras, simplesmente ajustam sua construção ao mundo nem sempre perfeito em volta delas.
  • Crie projetos únicos voltados a necessidades especificas  das pessoas clientes ou parceiros – Lembre-se: duas teias nunca são iguais. Cada projeto é um projeto.
  • Não tenha medo de recomeçar – Muitas espécies de aranhas constroem uma teia nova por dia. A cada amanhecer elas recomeçam do zero, criando um novo padrão, uma nova estratégia e tudo isto com os mesmos recursos de sempre: insetos, ar e água.. e nós o que fazemos com os nossos recursos quando fracassamos ou temos que recomeçar?
Fonte: http://papoempreendedor.com.br

Assine já e tenha 30 dias grátis para hospedagens.
Hospedagens de sites, desenvolvimento de sites, webrádios  e revendas é na Superhospedagens.com



Wednesday, May 9, 2012





« Voltar

Powered by WHMCompleteSolution