Se sua organização usa um serviço de e-mail diferente do Gmail, como o Microsoft Exchange ou outro serviço SMTP não oferecido pelo Google, você poderá usar a configuração do serviço de retransmissão SMTP para rotear e-mails de saída por meio do Google. Essa configuração permite que você filtre mensagens para identificar spam e vírus antes que elas cheguem a contatos externos e aplique as configurações de segurança de e-mail do Google Apps a mensagens de saída.
Para rotear seu e-mail de saída por meio do Google Apps usando a configuração serviço de retransmissão SMTP:
- Faça login no console do Google para administradores.
- Clique em Google Apps > Gmail > Configurações avançadas.
- Na seção "Organizações", destaque a organização de nível superior . Consulte Definir configurações avançadas para o Gmail para mais detalhes.Observação: só é possível definir a configuração do serviço de retransmissão SMTP para a unidade organizacional-raiz. Você poderá visualizar a configuração no nível suborganizacional depois que ela for adicionada, mas não poderá adicionar, editar ou excluir a configuração no nível suborganizacional.
- Role para baixo até Serviço de retransmissão SMTP. Você também pode digitar Serviço de retransmissão SMTPno campo de pesquisa:
- Se o status da configuração for Ainda não configurado, clique em Configurar . A caixa de diálogo Adicionar configuração será exibida.
- Clique em Editar para editar uma configuração existente. A caixa de diálogo Editar configuração é exibida.
- Clique em Adicionar descrição para inserir uma breve descrição que aparecerá no resumo da configuração.
- Na seção "Remetentes permitidos", escolha quais os tipos de usuários têm permissão para enviar e-mails pelo serviço de retransmissão SMTP. Selecione uma destas três opções: [nosso domínio], onde [seu domínio] é o domínio que o sistema recebe de SMTP AUTH ou do comando HELO ou EHLO.
- Somente usuários registrados do Google Apps em meu domínio: o remetente deve ser um usuário registrado em um de seus domínios.
- Somente endereços em meus domínios: o remetente não precisa ser um usuário do Google Apps reconhecido, mas deve estar em um de seus domínios registrados. Isso às vezes é útil quando você tem aplicativos de terceiros ou personalizados que precisam enviar e-mail.
- Quaisquer endereços (não recomendado): o endereço do remetente pode ser qualquer um, até mesmo um endereço fora de seu domínio.
A opção "Quaisquer endereços" o torna mais vulnerável a abusos, seja por meio de malware em computadores de seus usuários ou pela configuração incorreta da infraestrutura SMTP. Portanto, não recomendamos essa opção.Para que a opção Qualquer endereço funcione corretamente, você precisa configurar o servidor de e-mail para usar o SMTP AUTH para identificar o domínio de envio ou apresentar um de seus nomes de domínio no comando HELO ou EHLO. Veja as instruções abaixo para configurar o tipo de servidor específico. Também é preciso configurar o servidor de e-mail de uma destas formas se você envia e-mails de um domínio que não é de sua propriedade, como yahoo.com, ou se envia e-mails com um envelope vazio, como relatórios de falha na entrega ou resposta automática de férias.
Se o remetente do envelope não estiver em um de seus domínios, o sistema alterará o remetente do envelope deusuário@[domínio que não pertence a você] para postmaster@[seu domínio], onde [seu domínio] é o domínio que o sistema recebe do SMTP AUTH ou do comando HELO ou EHLO.
- Na seção "Autenticação", clique em Adicionar.
- Digite um endereço ou intervalo IP. As mensagens enviadas a partir desses endereços IP serão confiáveis, como se tivessem vindo de seus domínios.
Use o formato CIDR (Classless Inter-Domain Routing) para inserir um intervalo IP, por exemplo, 123.123.123.123. Use seu próprio endereço IP público. O número máximo de endereços IP que podem ser especificados no intervalo é 65.536. Recomendamos que você mantenha o menor intervalo IP possível por motivos de segurança.
Também é possível usar formatos de endereço IPv6 para especificar um endereço IP, por exemplo:
1050:0000:0000:0000:0005:0600:300c:326b ou
1050:0:0:0:5:600:300c:326b ou
1050::5:600:300c:326b - Clique em Salvar.
- Na seção "Criptografia", clique em Exigir criptografia TLS para exigir que a comunicação entre seu servidor e o servidor do Google use a criptografia TLS, incluindo o conteúdo da mensagem.Observação: se seu servidor de e-mail não oferecer suporte a TLS, não marque essa caixa. Se ela for marcada, o Google rejeitará as mensagens que não forem criptografadas.
- Quando terminar de fazer as alterações, clique em Adicionar configuração ou Salvar para fechar a caixa de diálogo.Observação: as configurações adicionadas por você são destacadas na página Configurações avançadas.
- Clique em Salvar alterações na parte inferior da página Configurações avançadas.
- Configure seu servidor de e-mail de saída local para direcionar mensagens para smtp-relay.gmail.com na porta 25, porta 465 ou porta 587. Consulte as seções abaixo para ler instruções sobre como concluir esta etapa em servidores de e-mail específicos.
- Fonte: https://support.google.com